29 de julho de 2015

Agenda 40 adiada em Afogados da Ingazeira

Por Anchieta Santos
De acordo com informações repassadas à produção do Rádio Vivo, foi adiada a Agenda 40 promovida pelo PSB em Afogados da Ingazeira, prevista para acontecer neste sábado, dia 31, no Cine São José.
Havia a possibilidade do Governador Paulo Camara vir e participar do evento. A agenda fica para o dia 12 de setembro, reunindo filiados dos 17 municípios do Sertão do Pajeú.
Na pauta o fortalecimento do Partido Socialista visando a eleição municipal de 2016.

24 de julho de 2015

Gabriel Diniz hoje, Cavaleiros do Forró amanhã e Paula Fernandes no domingo serão as atrações da Exposertânia

A Prefeitura de Sertânia realiza até domingo 26 deste mês, no Parque de Exposição Professor Renato Moraes, a III Exposertânia – 43a Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos.
As atrações de hoje dia 24 serão Edy e Natan, Mário e Júnior, Gabriel Diniz e Pedrinho Pegação. Para amanhã dia 25 estão programados Chico Arruda, Osmídio Neto, Amigos Sertanejos e Cavaleiros do Forró.
E no domingo, dia 26, fechando a programação se apresentam Forró Patchoulli, Harry Estigado, Brasas do Forró e a cantora Paula Fernandes.
POR NIIL JUNIOR

22 de julho de 2015

SÁBADO (25) TEM DJ PEDRO BECKMAN EM AFOGADOS DA INGAZEIRA


Eduardo Campos será homenageado em sessão Solene na Câmara dos Deputados

No dia 12 de agosto, véspera da data em que se completará um ano do falecimento do ex-governador de Pernambuco e ex-presidente do PSB, Eduardo Campos, a Câmara dos Deputados promoverá uma sessão Solene em sua homenagem.
 
Na manhã de 13 de agosto de 2014, Eduardo Campos, Pedro Valadares Neto, Carlos Augusto Leal Filho, Alexandre Severo e Silva, Marcelo de Oliveira Lyra, Marcos Martins e Geraldo Magela Barbosa da Cunha perderam suas vidas em um trágico acidente aéreo. No dia 10 de agosto deste ano, Campos completaria 50 anos de idade.
 
“Sem dúvida, aqueles foram dias muito difíceis. O homem que carregava a esperança de um novo Brasil, que liderava uma campanha propositiva, contextualizada, ousada e progressista - como há muito não víamos - partiu de forma repentina, no momento mais inesperado. O Brasil passava a conhecer Eduardo Campos, sua forma de gestão, suas ideias, seu jeito, seu caráter, seus sonhos. Os brasileiros, por onde ele passava, passavam a acreditar no futuro e compartilhavam seus sonhos de mudança. Ficamos todos órfãos”, disse o vice-presidente do PSB, Beto Albuquerque.
 
A solenidade, iniciativa do Deputado Federal Luiz Lauro Filho (PSB), ocorrerá no Plenário Ulysses Guimarães, às 10h, e terá a presença de familiares de Eduardo Campos e lideranças políticas.

Afogados: Profissionais do Mais Médicos recebem capacitação

Médicos que atuam nos doze municípios da Xª Regional de Saúde participaram nesta segunda (20) de uma capacitação promovida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), instituição contratada pelo Ministério da Saúde para esse tipo de atividade junto aos médicos que atuam no programa na região do Sertão e em parte do Agreste Pernambucano.
Participaram 32 médicos, Brasileiros e Cubanos, que atuam na região. De Afogados, município com o maior índice de adesão ao “Mais Médicos”, participaram nove profissionais, sendo cinco médicos Cubanos e quatro médicos brasileiros.
Além da capacitação, o encontro também teve por objetivo discutir as ações do programa na região e promover a atualização de conduta clínica nas unidades básicas de saúde de acordo com os protocolos do ministério da Saúde
Além dos profissionais que integram o “Mais Médicos”, participaram da capacitação os Secretários de Saúde Artur Amorim (Afogados da Ingazeira), Fabiana Torres (Ingazeira), Laura Veras (Iguaraci) e Vanda Lúcia (Tuparetama). A capacitação ocorreu no auditório do Centro Tecnológico.
Por Niil Junior 

21 de julho de 2015

ELENCO DE ATORES DO FILME SERTÃO DE SONHOS REPUDIAM ATITUDE DA DIREÇÃO DA ESCOLA COMPLEXO MIGUEL ARRAES EM CARNAIBA

Carnaíba, 20 de julho de 2015. 

Nós, artistas do filme "SERTÃO DE SONHOS",  estamos tornando público o evidente descaso dado à Cultura pela atual gestão da Escola Complexo Educacional Governador Miguel Arraes de Alencar, sob a direção da professora Cleide e vice Fábia Pereira além da Secretaria Municipal de Educação de Carnaíba. Com este manifesto, vimos exigir a devida atenção às nossas conquistas históricas, propostas públicas, demandas e reivindicações, para que se efetive de fato que ESPAÇOS PÚBLICOS SEJAM UTILIZADO PELOS VERDADEIROS DONOS, a fim de que,  se construam e se mantenham ações como possibilidade de se pensar e se desenvolver políticas públicas no âmbito artístico e cultural de Carnaíba. 

Na contramão dos desejos e conquistas da classe artística, desde as esferas municipais até a esfera federal, salientamos que a atual gestão da referida escola, NEGOU o espaço para um intercâmbio de atores do filme que foi gravado em Carnaíba de Outubro de 2014 á Fevereiro de 2015. Este intercâmbio aconteceria nos dias 19 ,20 e 21 de Junho passado, servindo para trabalhos e desenvolvimentos dos artistas que trabalham agora para o LANÇAMENTO DO FILME, se apoderando elas do ESPAÇO PUBLICO. O que presenciamos é uma gestão arbitrária que, sem qualquer compromisso, com a arte: 

* A Direção da escola alega verbalmente que não cederia o ESPAÇO PUBLICO ao grupo de atores, porque durante o período de gravações, quando o elenco estava alojado no referido local, um dos médicos que atende no Hospital Dr. José de Souza Dantas Filho, que fica ao lado da escola, não "conseguia" dormir com o barulho. Mas isso não foi comprovado pelo médico e nem pela policia. Essa seria a justificativa da Direção da Escola para não ceder o espaço aos atores. 

* Indagamos ainda; O médico estaria no hospital para trabalhar atendendo os pacientes ou para dormir? É assim? 

* Informamos ainda a isenção do gestor José Mário Cassiano Bezerra e a Secretaria Municipal de Cultura de qualquer RESPONSABILIDADE, haja vista que a solicitação foi feita entre a Produção local do filme com a direção da Escola, não sendo estes informados da situação. 

* É lamentável!
Pois a perca maior é para Carnaíba que receberia o grupo de atores de várias outras cidades do Pajeú como Afogados da Ingazeira, Flores, Custódia, Sitio dos Nunes, Serra Talhada e até de Bodocó e Belo Jardim.

Sendo assim, o longa metragem intitulado SERTÃO DE SONHOS de autoria do autor Carnaibano Cauê Rodrigues, gravado em Carnaíba e Flores com patrocínio e apoio inclusive do Governo Municipal de Carnaíba, Moinho Felicidade e Cartório Único de Notas e Registros de Carnaíba, será LANÇADO dia 15 de Agosto em Serra Talhada e a exibição de uma Premier no CINE SÃO JOSÉ em Afogados da Ingazeira no dia 20 de Agosto.

* Pedimos Respeito, atenção e prioridade às políticas já implementadas aos projetos e ações da Pasta da Cultura. REPUDIAMOS assim a atitude destas funcionárias que atrapalharam um trabalho cultural em favor de Carnaíba.


ATORES DO LONGA METRAGEM: SERTÃO DE SONHOS 

20 de julho de 2015

Dêva Pessoa reafirma em seu programa que é pré-candidato dispara: “Não dependo da Justiça muito menos da Polícia Federal”

O prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa reafirmou neste sábado (18), em seu programa semana de rádio, na Bom Jesus FM 87,9 que é pré-candidato à reeleição em 2016. O prefeito que sempre traz a agenda positiva da semana, presta contas a população das atividades municipais, as quais está a frente, fez referência aos comentários sobre sua pré-candidatura e disparou contra seu principal opositor, que na semana passada, foi condenado por improbidade administrativa, em um dos 12 processos os quais responde na justiça.

“Eu quero dizer que sou pré-candidato natural do meu grupo, assim como existem outros pré-candidatos, vamos unir o grupo cada vez mais e decidir. Porém essa minha pré-candidatura é natural, pois tenho o direito de colocar meu nome para ser o candidato, caso nossa equipe chegue a decisão, serei candidato sim. Essa decisão é minha, e eu não dependo da justiça eleitoral não, muito menos da polícia federal. Não sou acostumado com oficial de justiça na minha porta, não sou acostumado a ser convocado pela justiça a prestar contas de dinheiro que ninguém sabe onde está. Agora decidam lá, que puder ser candidato que seja, quem a justiça ou a PF não permitir, que fique na torcida. Agora eu sou pré-candidato, porque não devo a justiça e nem a polícia federal vai na casa de Zacarias (pai do prefeito), me procurar para prestação de contas”, disparou o gestor. 

Dêva também fez questão de mencionar o número de um dos processos em que o ex-gestor da cidade é réu. O processo da compra de votos no gabinete da prefeitura, quando Sávio Torres era prefeito e tentou comprar votos no seu gabinete para o então candidato a prefeito Valmir Tunú, e disse que o mesmo está em plena atividade perante o Superior Tribunal Eleitoral.
“Disseram por ai que o processo da compra de votos no gabinete estava parado, tinha perdido o prazo. É simplesmente mentira de quem disse isso, pois o processo o processo encontra-se em plena atividade perante o Tribunal Superior Eleitoral no Agravo de Instrumento de n. 28923 – número único 28923.2012.617.0068, está investigação na Polícia Federal. Se ainda não foram intimados é porque a hora não chegou, mas que serão intimados para dar esclarecimento do que acontecia dentro do gabinete naquele tempo, vão sim", finalizou o prefeito.
Por Eduardo Rabêlo

18 de julho de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO

                            Dirceu Rabelo
"Venho através desta, prestar esclarecimentos sobre as informações completamente inverídicas proferidas durante o Programa político partidário na Rádio Comunitário Tupã FM, na manhã do dia 18 de Julho de 2015.
Fora afirmado que o processo judicial em que se apura na justiça eleitoral a compra de votos perpetrada dentro do gabinete da prefeitura municipal pelo então prefeito o Sr. Domingos Sávio da Costa Torres já tinha se encerrado em virtude da perda do prazo para interposição do recurso especial, ou seja, o recurso tinha sido intempestivo.
Conquanto, tal informação é totalmente mentirosa, inverídica, visto que não houve perda do prazo para o recurso e o processo encontra-se em plena atividade perante o Tribunal Superior Eleitoral no Agravo de Instrumento de n. 28923 – número único 28923.2012.617.0068, bem como é objeto de investigação na Polícia Federal."
Desta forma, uma vez que tal afirmação proferida em rádio municipal são totalmente falsas, o Advogado responsável pelo processo o Dr. Antonio Dirceu Soares Rabelo de Vasconcelos, informa que tomará as devidas providências cabíveis perante a Ordem dos Advogados do Brasil - PE, onde será feita a devida representação para apuração das informações inverídicas proferidas que atentam contra sua conduta profissional e reputação jurídica perante a municipalidade

Antônio DIRCEU Soares RABELO de Vasconcelos
Advogado – OAB-PE de n. 1360-B

PEDRO Dias RABELO de Vasconcelos
Advogado – OAB-PE de n. 39023

AMANDA Soares RABELO de Vasconcelos
Advogada – OAB – PE de n. 38593  

Link para acessar o processo
http://www.tse.jus.br/servicos-judiciais/acompanhamento-processual-push

16 de julho de 2015

Justiça acata ação do MP e condena Sávio Torres a multa milionária e caça seus direitos por 5 anos

A Juíza Substituta da  Comarca de Tuparetama Brenda A. Paes Barreto Teixeira condenou o ex-prefeito Sávio Tores por improbidade administrativa. Ela acatou Ação Civil de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público, que acusou Sávio por condenação nas sanções do art. 12, inciso III da Lei nº 8.429/92.
A representação tratou de Irregularidades dos Regimes Previdenciários e outros documentos que constatou falhas na sua organização e funcionamento, especificamente, no tocante a ausência de repasse dos descontos previdenciário relativo à parcela patronal, categoria laboral ao referido fundo de previdência, utilizando para fins diversos, assim como ausência de prestação de contas pelo gestor, conforme determina a legislação no valor de R$ 2.864.303,79 (dois milhões, oitocentos e sessenta e quatro mil, trezentos e trinta e três reais e setenta e nove centavos).
A denúncia do MP foi de que os descontos previdenciários ocorreram normalmente nos contracheques dos servidores públicos, muito embora não houve o repasse dos valores ao Fundo pelo Gestor municipal. Quando prefeito, Sávio ainda encaminhou Projeto de Lei n°16/2006 (posteriormente transformada na Lei n° 242/06) à Câmara Municipal prevendo parcelamento da dívida com o Fundo Previdenciário em 240 (duzentos e quarenta) meses. “Conduta esta contraria ao art. 32, inciso I, da orientação normativa n° 01 de 23.01.07 que estabelece que a cota patronal somente pode ser parcelada em 60 parcela mensais”.
Ainda denunciou que o Gestor do Fundo Previdenciário, Antônio Gomes Vasconcelos Menezes não dava conhecimento das finanças aos demais membros, assim como não atendia as reuniões solicitadas e, por fim, adotava procedimento ilegal ao realizar o pagamento de inativos, pensionistas e respectivos dependentes, que adquiriram o direito dos benefícios até 27.11.98, com recursos do Fundo Previdenciário quando a obrigação seria da Prefeitura Municipal”.
Na defesa, Sávio e Antonio alegaram ausência de prova documental, da litigância de má-fé, inépcia da petição inicial, da inaplicabilidade da Lei de Ação Civil Pública à Ação de Improbidade, do chamamento à responsabilidade do então Presidente da Câmara Municipal, além de sustentarem que não há ato de improbidade administrativa, eis que realizou parcelamento do débito previdênciário. Alegaram também que o questionamento era intempestivo.  Ao fim solicitaram a decisão pela improcedência do pedido.
Mas, decidiu a Juíza que  auditoria mostrou que ao longo de sua gestão não foi repassado cerca de R$ 2.864.303,79 (dois milhões, oitocentos e sessenta e quatro mil, trezentos e três reais e setenta e nove centavos), embora os descontos previdenciários tenham ocorrido normalmente nos contracheques dos servidores públicos.
Já Antônio Gomes Vasconcelos Menezes então gerente do FUNPRETU durante o período em que o réu era o Prefeito do Município de Tuparetama, “não teve participação na apropriação indébita e na ausência de repasse das contribuições previdenciárias, diante da impossibilidade de evitar que o então Prefeito o fizesse, e buscou tudo o que estava ao seu alcance a fim de evitar o ocorrido como prova a documentação contida nas suas alegações finais, por isso o acusado Antônio Menezes não deve ser condenado”, definiu a magistrada.
E continua: “O mesmo não ocorre com o então Prefeito do Município de Tuparetama, o Sr. Domingos Sávio da Costa Torres, porque ele tinha o domínio do fato, era o gestor do paupérrimo Município, ordenador de despesas, responsável maior pela folha de pagamentos, e ainda reteve os valores dos servidores em seus contracheques, não os repassou para a previdência própria – o FUNPRETU, sendo apropriados indevidamente, sem falar da contribuição patronal que deixou igualmente de ser recolhida”.
“Ademais, importante ressaltar que trata-se de uma cidade de pequeno porte, com menos de 10.000 (dez mil) habitantes, neste contexto, o valor que deixou de ser recolhidos aos cofres públicos torna-se ainda mais prejudicial. O demandado, em sua peça de defesa, apenas afirma que agiu de boa-fé, afirmando que realizou parcelamento do débito procedido antes da denúncia, fato que conduz a extinção da punibilidade penal. É entendimento pacífico na jurisprudência que o parcelamento tributário não afasta a irregularidade cometida, principalmente pelos grandes transtornos financeiros, econômicos e atuariais ocorridos diretamente no município em questão”.
Após outras alegações na peça, julgou procedente o pedido do MP, em face de Sávio Torres por ato de improbidade administrativa e improcedente o pedido em face de Antônio Gomes Vasconcelos Menezes.
Sávio Torres foi condenado a ressarcimento integral do dano no valor de R$ 761.449,66 (setecentos e sessenta e um mil, quatrocentos e quarenta e nove reais e sessenta e seis centavos) que correspondem “aos altíssimos multas, juros e correção monetária pagas pelo município, apurado nas planilhas anexadas aos autos pelo Ministério Público, com a incidência da correção monetária e dos juros legais desde a ocorrência do evento danoso”, segundo a decisão.

Ainda, pagamento de multa civil no valor de 50 (cinquenta) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente à época que exercia o cargo de Prefeito do Município; suspensão dos direitos políticos por cinco anos, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de 3 (três) anos. Ainda ao pagamento das custas processuais. Como a decisão foi tomada na esfera local, cabe recurso.

15 de julho de 2015

Tecnicamente, nível de Rosário chega a 0%. Resta um pouco do volume morto

A informação foi confirmada por Washington Jordão, da Compesa: tecnicamente, a Barragem de Rosário zerou seu volume de água. Ou seja, está a 0% de sua capacidade. Ainda assim, a empresa está conseguindo resgatar a pouca água que resta no chamado volume morto.
“A eminência é de colapso”, diz Washington, sem prever a data de fim da água que resta. Ele informou que apesar disso, a água que chega às torneiras em Iguaracy, Jabitacá, São José, Ingazeira e Tuparetama tem qualidade garantida. “Estamos tendo o trabalho de engenheiros químicos e laboratoristas. A água atende os padrões de qualidade”.
O racionamento tem sido severo e infelizmente tende a piorar. Em Tuparetama o rodízio tem cinco dias com água e treze sem. São José do Egito, onze com dois sem. E Iguaracy três com água e quatro sem. Ingazeira e Jabitacá, dois com água e quatro sem.
Considere-se que nos dias em que há água nestas cidades, a distribuição é setorizada, não indo para toda a cidade ao mesmo tempo. Por isso, em algumas páreas o rodízio pode ser maior.
POR NILL JUNIOR

Banco do Brasil divulga edital com 300 vagas; salários chegam a R$ 4.672

A BB Tecnologia, empresa do Banco do Brasil, divulgou nesta segunda-feira (13) o edital de concurso para 300 vagas distribuídas em vagas de técnico administrativo (nível médio e apenas para formação de cadastro de reserva), técnico de operações (também nível médio, com 123 vagas imediatas, mais de cadastro de reserva) e analista de produção (nível superior, com 177 oportunidades, mais de cadastro de reserva).
 Os salários iniciais são de R$1.470,44, R$1.737,78 e R$3.823,12, respectivamente.  No entanto, com a inclusão de R$849,36 de auxílio-refeição e alimentação, as remunerações passam para R$2.319,80, R$2.587,14 e R$4.672,48.
Os funcionários do BB Tecnologia ainda terão direito a auxílio-creche, vale transporte, plano de saúde, reembolso sobre medicamentos, odontológico e oftalmológico. A validade do concurso será de um anos, prorrogável por igual período.
Para técnico administrativo, são contempladas as cidades de Feira de Santana, Salvador, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo. Já para técnico de operações há oportunidades em 52 cidades de todos os estados.
Já para analista de operações, as vagas são para Brasília, Goiânia, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo. Para o cargo de analista, as oportunidades contemplam as seguintes áreas: Desenvolvimento (ERP), Desenvolvimento (Mainframe), Desenvolvimento (Mobile), Desenvolvimento (Plataforma Baixa), Infraestrutura e Sistema Operacional, Modelagem/Administração Banco de Dados; Processos de TI; Redes, Telecom e Segurança, além de Requisitos e Testes de Software.
As inscrições podem ser feitas no site da empresa responsável a partir desta segunda-feira (6) até o dia 13 de agosto. As taxas são de R$26,50 (técnico administrativo), R$28,50 (técnico de operações – equipamentos) e R$38,50 (analista de produção). A carga de trabalho, para todos os cargos, é de 40h semanais.

14 de julho de 2015

I COPA DE ESPORTES INTERATIVOS


A EREMCOT com os apoios dos governos de Pernambuco e Tuparetama convida todos para participar da I COPA DE ESPORTES INTERATIVOS. O evento acontecerá na quadra poliesportiva da escola a partir das 14h30', sexta feira 17/07. Será um fim de semana com bastante práticas esportivas, jogos, lazer e diversão, com o intuito de promover ao máximo a interação e respeito entre os jovens escolares do município, tendo o esporte, o papel principal como ferramenta de educação dentro e fora dos jogos. Contamos com todos e bons jogos!

Antonio Carlos Gomes Martins
Professor de Educação Física - Licenciatura Plena - com Habilitação em Técnico de Desportos
Pós-Graduado em Fisiologia e Prescrição de Exercícios
Cref/Confef - 2837-G/PE
e-mail: antoniocarlosgmartins@yahoo.com.br
Fone: (87) 9662-6794

TUPARETAMA: VICE PREFEITO IVAÍ CAVALCANTE RESPONDE CRITICOS POR VOLTAR À ADERIR O PREFEITO DEVA PESSOA

Depois de um pouco mais de dois anos afastado do prefeito Deva Pessoa (PSD), o vice prefeito do município de Tuparetama Ivai Cavalcante, acabou na ultima semana voltando a aderir o governo. Deviso isso, muita critica assim como muitos elogios rondaram o vice prefeito, que acabou na rede social Facebook, postando um desabafo para os que criticaram sua atitude.

-"Neste momento irei responder aos críticos... Isso por que não cometi nem um ato "FRAUDULENTO OU CRIMINOSO" apenas tomei uma decisão política, hoje me sinto mais maduro para tal. Aos meus amigos que me apoiam acredite em mim, pois a verdade prevalecerá sempre entre minha pessoa e vocês. Eu não procuro vantagens políticas e sim, o que é melhor para o povo, basta você analisar a situação política de nosso município.

Quando me afastei do governo todos criticaram por me afastar e agora estão criticando porque voltei então analisando fria mente vejo que a verdadeira essência da política é ”O EMPREGO”, tenho que agradar fulano A,B ou C que ganhou ou venha ganhar seus empregos? Essa não é minha ideologia e muito menos política de agradar aquele(a)s que ficam bajulando Prefeito para manter ou recuperar seus empregos, e enquanto a população fica no meio deste embate, ajudando apenas aos bajuladores que se o prefeito ganhar lhe dará um emprego e nunca uma sustentabilidade faça uma reflexão meu povo. 

Vou recuperar o tempo perdido reconheço os equívocos e precipitações de ambas as partes tanto minha quanto do Prefeito DEVA, não retiro uma palavra do que disse, apenas fiz uma análise reflexiva sobre o que foi dito se estava certo ou errado, apenas isso. Tenho um ano meio para trabalhar e irei contribuir para o desenvolvimento sustentável e não de esmola que o nosso povo não precisa disso. Uma das analise foi de que Tuparetama não vive uma crise econômica, e sim, uma crise política onde os políticos até hoje não suportam e não aceitam a nossa vitória, porque dois pobretões chegaram ao poder e tanto que pela primeira vez nunca vi tanto Pré-candidatos a Prefeito, claro que é um direito de todos. O verdadeiro político procura ouvir o povo, fazer política de parceria e não com essa visão, se tenho dinheiro opa! Quero aliança... se não tenho deixa ele aqui serve apenas como contra peso.

 Tenho uma vasta experiência administrativa foram 15 anos de trabalho e política de relacionamento com as pessoas, vejo e percebo quando estão me usando basta você fazer uma análise. Irei ainda mais fortalecer a gestão, mesmo porque tenho a missão de honrar que a mim foi dado pelas mãos do povo: humildes e esperançosos em outubro de 2012. Não tenho medo das críticas pois a partir do momento que me coloco a disposição do povo estarei sempre sendo avaliado. Venho fortalecer ainda mais esta gestão que quando fomos escolhidos sabíamos da responsabilidade, trago na bagagem um olhar mais aprofundado de uma gestão que se revela mais popular, transparente, participativa e com um comum objetivo de continuar trabalhando junto com o companheiro de chapa “DEVA”, lutar por uma Tuparetama sempre melhor, “ O QUE TÁ BOM VAI CONTINUAR O QUE NÃO TÁ A GENTE VAI MELHORAR”. Por isso reafirmo que estou novamente integrado ao grupo político e a gestão que certamente não terminara em 2016, mas que continuará por mais anos. 
Um abraço do Vice Prefeito IVAÍ CAVALCANTE".

13 de julho de 2015

11 meses da morte de Eduardo Campos são lembrados pela Fábrica Brasil Kirin em PE

Do blog de Inaldo Sampaio - Nesta segunda-feira (13), quando se completaram 11 meses do seu falecimento, o ex-governador Eduardo Campos foi homenageado pela fábrica de bebidas Brasil Kirin com a aposição de uma placa na unidade da empresa que fica localizada em Igarassu.
O ex-governador foi representado na ocasião pelo seu irmão, advogado Antônio Campos, pré-candidato a prefeito de Olinda pelo PSB.
A homenagem aconteceu durante a solenidade que marcou a ampliação das instalações da fábrica, que consolida o polo de fabricação de bebidas no Litoral Norte, que já tinha a Ambev e a Itaipava (Itapissuma).
Durante a inauguração, o governador Paulo Câmara disse o seguinte: “Pernambuco se preparou muito nos últimos anos para receber novos investimentos. Não foi pouco o que foi feito. Criamos aqui uma política tributária diferenciada, que possibilitou o desenvolvimento desse grande polo de bebidas aqui no Litoral Norte. Também fizemos um amplo processo de capacitação profissional, ação que tem possibilitado a efetiva contratação da mão de obra pernambucana pelas empresas que aqui se instalam. E garantimos ainda a infraestrutura necessária para receber os empreendimentos”.
A ampliação da planta, que recebeu um aporte inicial de R$ 500 milhões, compreende uma área de 38 mil metros quadrados em toda a unidade e conta com três linhas de produção.
Pela posição estratégica, às margens da BR-101 Norte, a fábrica abastecerá, além de Pernambuco, os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. O plano de expansão será realizado em seis etapas, totalizando um investimento de R$ 900 milhões, em cinco anos.
A Brasil Kirin, subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, é uma das principais empresas de bebidas do País, com 13 fábricas em 11 estados e mais de 11 mil funcionários.
Em Pernambuco, o grupo atua desde 2003, mas foi no ano de 2012 que a empresa aderiu ao Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe), que visa atrair e fomentar investimentos na atividade industrial e no comércio, através da concessão de incentivos fiscais.
A empresa é responsável pela fabricação das marcas Schin, Nova Schin, Schin no Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Kirin Ichiban, Cintra, Glacial, Água Schin, Fibz, Ecco!, Schin Refrigerantes, Schin Tônica, Itubaína, Mini Schin, Fruthos e Skinka.
As cervejas, refrigerantes, sucos e energéticos estão presentes em mais de 600 mil pontos de venda em todo o Brasil.
Presidente da Brasil Kirin, Gino Di Domenico lembrou que o grupo foi um dos primeiros a investir em Pernambuco, impulsionando o desenvolvimento do polo de bebidas. “O Nordeste é uma das regiões mais importantes para o grupo e Pernambuco tem se destacado através do seu crescimento constante e sólido”, enalteceu Domenico, dizendo, ainda, que a planta de Igarassu é uma das mais modernas do mundo.

Fenearte supera expectativas e recebe público de 330 mil visitantes

A XVI edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) encerrou-se neste domingo (12/07) no Centro de Convenções de Olinda. Um grande público de 330 mil pessoas passou pela Feira em seus onze dias de realização. O número superou a expectativa da organização que era de 320 mil pessoas. Apenas hoje 41 mil visitantes compareceram ao evento atraídos por promoções, pelas oficinas de artesanato gratuitas, pelas atividades infantis e apresentações culturais e pelo melhor do artesanato pernambucano, do Brasil e do mundo.

E o domingo de encerramento contou com uma intensa programação. Pela manhã, a primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara, entregou os Certificados de Participação aos 51 mestres artesãos que fizeram parte da Feira. A coordenadora do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), Célia Novaes, recebeu uma homenagem dos artesãos do Estado pela dedicação de uma vida inteira ao artesanato.
Já no palco da Fenearte, as apresentações foram especiais: Antônio de Lisboa e Edmilsinho Ferreira, ambos Cantores do Pajeú, abriram o show. Em seguida, foi a vez do Clube de Alegoria e Crítica o Homem da Meia-Noite. O palco também recebeu, às 20h, o Caboclinho Sete Flexas. Os pequenos também se divertiram com o grupo Mamulengo Arte da Alegria, do Mestre Biel.
"A Fenearte deste ano superou nossas expectativas e como Governo do Estado estamos felizes em ter realizado com êxito mais esta edição. Os visitantes ganharam em ter a oportunidade de visitar uma feira tão rica culturalmente, e os artesãos tiveram espaço para comercializar seus produtos e fechar negócios que gerarão renda depois do evento", comentou o coordenador geral da Feira, Thiago Angelus.
PREMIAÇÕES - Ao longo da Feira, 50 peças assinadas por artesãos de todo o país estavam expostas no Salão de Arte Popular Ana Holanda. O público escolheu sua peça favorita para ser premiada com R$ 2 mil através do Prêmio Aclamação Sílvia Coimbra. A coordenadora do espaço, Gabriela Almeida entregou o troféu ao grande vencedor da noite, Ivo Diodato com a obra "Referência aos Mestres" que recebeu 902 votos.
O público também elegeu a melhor peça entre as que estavam expostas na Galeria de Reciclados para levar o prêmio o Prêmio Aclamação Franz Krajcberg e a quantia de R$ 2 mil. A ganhadora foi Elizangela das Palafitas que empregou um olhar artístico e inovador no material reciclado, na peça Cidade Inusitada e recebeu o troféu do coordenador geral da feira, Thiago Angelus.
NEGÓCIOS - E a crise ficou do lado de fora da feira. Ao longo do dia, podiam ser vistos corredores cheios e prateleiras e esvaziando. A Rodada de Negócios do Sebrae gerou R$ 5.343.846 milhões em volume de negócios durante o evento e para o período de 12 meses.Foram realizados 513 encontros, com a participação de 27 lojistas, gerando uma média de negócios de R$ 197.920,00 mil por empresa âncora (compradores). 

CONCURSO DO BANCO DO BRASIL

A BB Tecnologia, empresa do Banco do Brasil, divulgou nesta segunda-feira (13) o edital de concurso para 300 vagas distribuídas em vagas de técnico administrativo (nível médio e apenas para formação de cadastro de reserva), técnico de operações (também nível médio, com 123 vagas imediatas, mais de cadastro de reserva) e analista de produção (nível superior, com 177 oportunidades, mais de cadastro de reserva).Os salários iniciais são de R$1.470,44, R$1.737,78 e R$3.823,12, respectivamente.  No entanto, com a inclusão de R$849,36 de auxílio-refeição e alimentação, as remunerações passam para R$2.319,80, R$2.587,14 e R$4.672,48.As inscrições podem ser feitas no site da empresa responsável a partir desta segunda-feira (6) até o dia 13 de agosto. As taxas são de R$26,50 (técnico administrativo), R$28,50 (técnico de operações - equipamentos) e R$38,50 (analista de produção). A carga de trabalho, para todos os cargos, é de 40h semanais.

Ibope aponta que Aécio venceria Lula se as eleições fossem hoje

Se houvesse uma eleição presidencial hoje, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um suposto segundo turno. O resultado foi apontado na última pesquisa Ibope, divulgada neste sábado pelo jornal O Estado de S. Paulo e realizada na segunda quinzena do mês passado.
Conforme a apuração, o tucano tem 48% das intenções de voto, enquanto o petista aparece com 33%. Se levados em consideração os votos válidos, descartando os brancos e nulos, Aécio teria 59% e Lula, 41%.
Se o adversário fosse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula empataria tecnicamente: 40% para o tucano e 39% para o ex-presidente.
Na segmentação do eleitorado por sexo, idade e tamanho do município, Aécio venceria em todas as faixas. Na divisão por renda e escolaridade, Lula ficaria à frente, de forma isolada, apenas entre os eleitores que ganham até um salário mínimo e que têm até quatro anos de estudo. A geografia do voto mostra que o petista ganharia apenas no Nordeste.
O jornal não divulgou os resultados de uma disputa no primeiro turno. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para cima ou para baixo. O Ibope ouviu ao todo 2.002 eleitores em diferentes cidades do país.

Ex-prefeito de Tuparetama declara “Não estou me lançando candidato”

Através das ondas da rádio comunitária Tupã FM 104.9, o ex-prefeito de Tuparetama-PE, Sávio Torres, afirmou neste sábado (11) que não se lança como candidato a prefeito, nas eleições municipais de 2016. O ex-gestor que responde a vários processos por irregularidades administrativas durante os seus dois mandatos (2004-2012), disse que não está com sua candidatura lançada. O fato aconteceu no programa de rádio que vai ao ar esporadicamente, quando o político recebe lideranças as quais apoio durante as ultimas eleições.
No programa de sábado o convidado do ex-prefeito foi o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), que foi apoiado por Sávio e obteve votação majoritária no município. Em uma declaração que deixou muitos correligionários preocupados, Sávio afirmou “Não estou me lançando candidato em 2016”. Fato que não condiz com as atividades desenvolvidas por ele, que cumpre agenda exaustiva de visitas a residências na cidade e zona rural, em busca de apoio e afirmando que seria candidato a prefeito em 2016.
O deputado Ângelo Ferreira, pediu para que os seguidores de Sávio tivessem paciência e que na hora certa o grupo definirá seu candidato, aproveitou ainda para mandar um recado para a situação. “Ninguém pode se intrometer na cozinha do vizinho, dizer que tem pouco ou muito sal ou que falta coentro no feijão. Na hora certa, no momento certo nós anunciaremos o nosso candidato e não precisa nossos adversários ficar tentando adivinhar ou opinar. Agora o momento é de trabalhar e se preocupar com o melhor para a cidade de Tuparetama”, disse Ângelo.
Para os seguidores do ex-prefeito fica uma grande dúvida, caso Sávio não seja o candidato, qual nome seria apresentado pela oposição, uma vez que o próprio ex-prefeito é o nome mais forte na atual conjuntura política?
Situação duvida
Integrantes da situação chegam a duvidar que Sávio Torres seja o candidato da oposição em 2016. Devido aos inúmeros processos que o ex-gestor reponde, eles afirmam que a justiça eleitoral, não concederá registro de sua candidatura.
Neste momento após essa declaração, inicia a período de especulações, em torno dos nomes que disputarão a prefeitura de Tuparetama em 2016, tanto pela situação, quanto pela oposição.
POR: EDUARDO RABÊLO

9 de julho de 2015

Vice-prefeito de Tuparetama retorna à base do governo

(Dêva e Ivaí juntos esta manhã durante Conferência Municipal de Saúde em Tuparetama)


O vice-prefeito de Tuparetama, Ivaí Cavalcanti (PCdoB), anunciou nesta quinta-feira (09), seu retorno para a base do governo Dêva Pessoa.
Ivaí estava afastado do governo desde março de 2014. “É natural que as pessoas tenham ideias divergentes, principalmente na política. Como a gestão de Dêva estava começando, achei melhor me afastar um pouco para não interferir no trabalho, mas sempre torci pelo governo e sabia que poderia voltar a qualquer momento”, disse Ivaí.
Sobre o futuro da gestão, disse que já conversou com Dêva e passou algumas ideias para serem discutidas em prol do município. “Tuparetama passa por um bom momento, e apesar das dificuldades conseguimos evoluir”, concluiu.
Além de vice-prefeito, Ivaí Cavalcante é presidente da Liga Desportiva de Futebol e organizador da Copa Pajeú.