27 de novembro de 2015

Sávio Torres: O político que assombra Tuparetama e os Tribunais de PE, confira

Nessa sexta-feira (27) lançamos uma série de matérias sobre um dos políticos que mais chama a atenção da imprensa do Sertão do Pajeú quando o assunto é vencer nos tribunais de justiça. De compra de votos as histórias da Kombi, o ex-prefeito de Tuparetama já esteve envolvido. A história é muito complicada, pois o político vai para o tribunal como se já tivesse um bola de cristal dizendo: "Não vai dar em nada", pois bem, a oposição tem um discurso contra um dos representantes que andou construindo caminhos obscuros no passado, mas que ainda regam para uma possível vitória em 2016 no município. 

Na cidade, dizem que o homem é muito querido. Agora com tanto envolvimento em coisas erradas, ainda continua querido ? Cidade pequena tem seus mistérios na política. O ex-prefeito já se meteu em escândalo como compra de votos e no tribunal saiu sem lesão alguma. Tudo que acontecesse com o ex-gestor, na justiça (ele) consegue reverter e criar palco de 'aplauso' em blogs do Pajeú. 

Um vereador da oposição, Joel Gomes, não acredita que o Sávio seja uma figura de tanta nobreza como se prega no município.  

Em fevereiro (25) desse ano, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou e reprovou as contas de 2007 do ex-prefeito Sávio Torres de Tuparetama. A Primeira Câmara também julgou irregulares suas contas como ordenador de despesas, bem como de Hidalberto Ferreira, secretário de Obras e Urbanismo, Ozael Brandão e Jonas Romero, engenheiros civis signatários de boletins de medição da prefeitura, imputando-lhes débito e dando quitação aos demais notificados no Processo. 


Julgamento

À unanimidade, a Primeira Câmara deste Tribunal, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Tuparetama a rejeição das contas do Prefeito, Sr. Domingos Sávio da Costa Torres, relativas ao exercício financeiro de 2007. E, também, julgou irregulares suas contas como ordenador despesas, bem como dos Srs. Hidalberto Ferreira de Lima, Secretário de Obras e Urbanismo, Ozael Pinto Brandão e Jonas Romero de Medeiros, engenheiros civis e signatários de boletins de medição, da citada prefeitura, imputando-lhes débito. Deu quitação aos demais notificados.


Texto de Joel Gomes 

"Quanta confiança há de existir num gestor? No ex-prefeito de Tuparetama Sávio Torres, sem sombra de dúvidas, tem ele a plena certeza de que reverterá a recomendação do TCE-PE que pede a rejeição das suas contas de 2007. Quanta confiança, hem? As de 2009 foram rejeitadas e através de recursos, aprovadas com ressalvas e esta, em breve, chegará à Câmara de Vereadores. Diga-se, uma das maiores aberrações já praticadas pelo TCE-PE, em razão de farta comprovação de irregularidades nela constante e comprovadas pelos Auditores.Sabe-se, em alto e estridente grito que o TCE efetua um julgamento político e não um julgamento técnico, polido de jurisprudências e correlata independência. Vários dos seus componentes, os Conselheiros são indicados pelos políticos. A exceção que conheço é o atual e capacitado Presidente Valdecir Pascoal".

Detalhes

O ex-prefeito de Tuparetama, Sávio Torres tem um forte laço de amizade com um dos grandes políticos de Pernambuco, o Ministro Armando Monteiro (PTB). Como o vereador Joel Gomes afirma que o julgamento das contas do TCE-PE, não é um julgamento técnico, mas sim político. Será que a influência de alguém de renome está difundido as ilegalidades na política de Tuparetama?

O vereador deixa bem explicito nessa nota, um fato que pode ser até usado durante as eleições de 2016. Mas, a ficha de Sávio Torres não tem fim. Recentemente o caso da "Kombi" voltou a tomar as páginas dos Blogs e também dos programas de radiojornalismo do Pajeú. 

A Câmara de Vereadores do município entrou em ação. Os vereadores criaram uma CPI (Comissão Especial de Inquérito) no último dia (16) de novembro para apurar e investigar a suposta venda de uma Kombi e outros veículos na gestão do ex-prefeito Sávio Torres. "Há indícios de que a venda da Kombi foi irregular, tanto é assim que os documentos do veículo nunca foram repassados para os "compradores" e a Kombi acabou voltando à Prefeitura de Tuparetama após ter sido furtada em Recife, depois de 10 anos nas mãos de compradores particulares".

No Rádio a Polêmica 

Aliados criaram e deram uma oportunidade para o ex-gestor esclarecer o caso a população na Rádio Tupâ. Sávio só precisaria responder as seguintes perguntas: "Como a Kombi foi vendida, se não teve lance no primeiro leilão e o segundo leilão foi cancelado? Mas, se a Kombi foi “comprada” (como de fato foi) que processo legal foi utilizado para sua venda? Quem autorizou a “venda” da Kombi? Quem entregou a Kombi? Quanto foi pago pela Kombi? Em qual conta foi depositado o dinheiro da compra da Kombi? Se a Kombi foi “vendida” legalmente, por que os recibos de compra e documentos não haviam sido entregues aos compradores até o momento?"

Como Terminou no Rádio

Os políticos em vez de dar um discurso segurou contra os opositores no rádio, preferiraram soltar a língua conta a gestão do atual prefeito da cidade, Dêva Pessoa. "Em vez de respostas, (e assim "sair bem na fita ) a "tropa de choque" de Sávio Torres abusou da velha tática de bater nos adversários, desmerecer a equipe de trabalho do gestor Dêva Pessoa, posar de vítima e chamar de "baixaria" tudo aquilo que lhes parece crítica ou notícia desagradável".

Sávio Torres vai usar a Bola de Cristal de novo ?

Os membros da CPI são nada mais do que os vereadores opositores, Joel Gomes e Hidalberto Lima, que vão até o fim nessa peleja, na tentativa de desmascarar possíveis "pilantragens" do ex-gestor. 

A nossa série segue durante a semana trazendo uma analise do político Sávio Torres que além de ser candidato a prefeito em 2016 também é "o homem que não teme a justiça e nem a oposição em Tuparetama".

Fonte:http://www.ancoradosertao.com/

TCE mantém entendimento de que contratações de Sávio Torres em 2011 foram irregulares

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) manteve a decisão de julgar ilegais as 111 contratações temporárias realizadas em 2011 pelo ex-prefeito de Tuparetama, Sávio Torres. O Tribunal já havia julgado ilegais, o ex-prefeito entrou com Recurso e ele não foi acatado pelo Pleno do TCE, segundo o Afogados On Line.
O Pleno do Tribunal, à unanimidade, acolhendo o Parecer MPCO nº 0498/2015 e tendo em vista que as razões recursais não foram suficientes para alterar o julgamento pela ilegalidade das contratações e a aplicação da multa, conheceu do recurso, por atender aos pressupostos de admissibilidade.
Mas, no mérito, negou-lhe provimento, mantendo, in totum, o Acórdão TC nº 1225/15. Com isso, o ex-prefeito terá que pagar uma multa de R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
FONTE: NILL JUNIOR

25 de novembro de 2015

Primeiro teste em Estação Elevatória da segunda etapa da Adutora do Pajeú ocorreu sem problemas

Do site de Nill Junior

Fotos: Augusto Martins ao blog
Fotos: Augusto Martins ao blog
Uma boa notícia para os moradores dos municípios do Alto Pajeú que se encontram em colapso no tocante ao abastecimento de água foi dada em tempo real pelo vereador Augusto Martins ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú).
Esta manhã aconteceram a os testes na Estação Elevatória 6, a primeira da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que promete ser a redenção dos municípios de Iguaracy, Ingazeira, Tuparetama, São José do Egito e o Distrito de Jabitacá em um primeiro momento. A estação é a primeira de uma série e fica na saída de Afogados a Tabira, na PE 320.
IMG-20151124-WA0072
IMG-20151124-WA0073
“A vazão com a operação foi muito boa”, disse o Presidente da Copap -Comissão Parlamentar do Pajeú. A visita ao teste foi um dos encaminhamentos da ação dos legisladores da região na última sexta. Esta  elevatória bombeará água da Adutora até a unidade 7, que em Tabira. “Os testes deram certo, mas ainda é uma operação provisória”.
De lá, a água segue a Riacho do Meio. Chegando em São José do Egito, vai poder ser ligada a Adutora feita a partir da rede de Rosário. A luta é para haver a entrega do sistema  até 20 de dezembro.
IMG-20151124-WA0070

23 de novembro de 2015

DEFESA DE SÁVIO TORRES DENIGRE O TRABALHO DE SERVIDORES DO TCE/PE E A CÔRTE DE CONTAS ELEVA O TOM NO PARECER DE REJEIÇÃO DO RECURSO

 O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) foi duro e direto ao deliberar no processo n° 0870120-9, em julgamento do recurso apresentado pelo ex-prefeito Sávio Torres (sobre a rejeição de sua prestação de contas do exercício financeiro de 2007).  O TCE alega que o antigo gestor do Município de Tuparetama não tinha noção de Poder Discricionário (poder que descende das leis), dando a entender que o Ex-Prefeito se comportava como um Ditador.  

Além disso consta da decisão do TCE/PE que a linha de defesa do ex-gestor Sávio Torres tentou denigrir a imagem, honradez e imparcialidade de engenheiros vinculados ao Tribunal, que desenvolviam trabalhos em Tuparetama busca da verdade sobre a contratação de servidores através de empresa terceirizada para a limpeza pública.  O TCE mantém a afirmação de que a contratação e os serviços realizados foram irregulares e recomenda a devolução de  280 mil reais aos cofres do município.

Veja os trechos da deliberação do TCE/PE com as acusações ao ex-prefeito:




BLOGUEIRO DE TABIRA DENUNCIA "CONTRATO MILIONÁRIO" COM ANDREZZA GUIMARÃES TORRES PARA PALESTRAS DA SAÚDE

Tá sobrando dinheiro pra Palestra em Tabira
A denúncia foi publicada no blog do tabirense Nêgo de Ana  (informe-se aqui).  Segundo o blogueiro, enquanto falta Dipirona no Hospital de Tabira a Prefeitura do município fez um contrato milionário no valor de R$ 78.964,00.  O contrato foi feito pelo Secretario de Saúde do Município de Tabira o Sr. Allan Guedes de Melo e Dias através Fundo Municipal de Saúde de Tabira. A contratada é a Srª ANDREZZA ALBERTINA GUIMARÃES E SILVA TORRES, que foi Secretária de Saúde em Tuparetama na gestão do ex-prefeito Sávio Torres. Como palestrante na área da Saúde, de acordo com o contrato Andrezza levaria todo este dinheiro dos tabirenses, enquanto o povo  sofre com a falta de remédio e exames segundo palavras de Nêgo de Ana. 

Como o valor foi considerado exorbitante, foi apresentado um Termo Aditivo de Redução do valor para  R$ 59.707,00 (cinquenta e nove mil setecentos e sete reais). Para a redução do Contrato foram retirados dos Itens 03 e 04 da Proposta de Preços. Ainda assim, o valor é bem acima do que se paga por palestras técnicas na região. 

Veja o aditivo do Contrato publicado no Diário dos Municípios: 

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES 1º ADITIVO DE REDUÇÃO VALOR AO CONTRATO Nº: 109/2015-CPL – PROCESSO Nº 055/2015 – CONVITE Nº 010/2015 1º ADITIVO DE REDUÇÃO VALOR AOCONTRATO Nº: 109/2015-CPL – PROCESSO Nº 055/2015 – CONVITE Nº 010/2015,QUE ENTRE SI FAZEM, O MUNICÍPIO DE TABIRAPE E A EMPRESA ANDREZZA ALBERTINA GUIMARÃES E SILVA TORRES - ME, NA FORMA SEGUINTE: CONTRATANTE:FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TABIRA -situado à Rua Raimundo Ferreira Pires nº 320 - Centro - Tabira - PE, CNPJ nº 10.687.065/0001-00 neste ato representada pelo Secretario de Saúde do Municipal de Tabira o Sr. ALLAN GUEDES DE MELO E DIAS, Brasileiro, Casado, Cirurgião Dentista , residente e domiciliado na Rua Clovis Siqueira Xavier, nº 100 - Centro - Tabira - PE , CPF nº 034.141.744-05, Cédula de Identidade nº 5.441.645 SSP/PE. CONTRATADO:ANDREZZA ALBERTINA GUIMARÃES E SILVA TORRES - ME - RUA CEL. ANDRELINO RAFAEL, 29 - CENTRO - TUPARETAMA - PE, CNPJ nº 17.559.229/0001-63 OBJETO:CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA REALIZAÇÃO DE CURSOS PARA AS EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESFS) DESTE MUNICÍPIO, TUDO EM CONFORMIDADE COM AS CONDIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PREVISTAS NO TERMO DE REFERÊNCIA. DAS CONDIÇÕES DO CONTRATO: CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O presente Termo Aditivo de Redução de Valor tem por objeto a redução do valor do Contrato, em razão da retirada dos Itens 03 e 04 da Proposta de Preços. O valor do Contrato era de R$ 78.964,00 (setenta e oito mil novecentos e sessenta e quatro reais) passando para R$ 59.707,00 (cinquenta e nove mil setecentos e sete reais).. CLÁUSULA SEGUNDA. Ficam ratificadas e mantidas todas as demais cláusulas do contrato nº 109/2015. CLÁUSULA TERCEIRA.

19 de novembro de 2015

VISITA DO VICE GOVERNADOR A TUPARETAMA - SAIBA COMO FOI E VEJA AS FOTOS


O vice governador Raul Henry (PMDB) participou de compromissos nesta quinta-feira (19/11) em Tuparetama, cumprindo agenda no Pajeú. Na visita a Tuparetama reuniu-se com a Comissão Municipal Provisória do PMDB, que tem entre seus integrantes Orlando Ferreira, Romero Perazzo, Domênico Perazzo, Neide e o vereador Sávio Pessoa que responde pela presidência local do partido. A conversa reservada aconteceu na Câmara de Vereadores e tratou entre outros tópicos do fortalecimento do partido no município e região, novas filiações, rumos para 2016 e alianças locais. Em seguida Raul Henry encontrou-se com o prefeito Dêva Pessoa na Prefeitura Municipal. O vice governador foi recebido pelo gestor e secretários municipais. Na conversa com o prefeito, Raul Henry tomou conhecimento sobre a situação do município e recebeu pedidos de projetos e de recursos para Tuparetama. Os vereadores Danilo Augusto (PT) e Thiago Lima, presidente da Câmara Municipal participaram deste encontro. A visita de Henry a Tuparetama encerrou-se com almoço no Clube e Pousada do Vale, organizado pela Comissão do PMDB. Estavam presentes também o vereador Joel Gomes (PR), o prefeito Dêva Pessoa, secretários e filiados do PMDB local. / Fotos: Italo Costa











18 de novembro de 2015

CÂMARA DE VEREADORES DE TUPARETAMA CRIA CPI DA KOMBI. VENDA DE VEÍCULOS NA GESTÃO SÁVIO TORRES SERÁ INVESTIGADA

Na sessão ordinária dessa segunda-feira (16 de novembro) foi aprovada e instalada a Comissão Especial de Inquérito que irá investigar a suposta venda de uma Kombi e outros veículos na gestão do ex-prefeito Sávio Torres. Há indícios de que a venda da Kombi foi irregular, tanto é assim que os documentos do veículo nunca foram repassados para os "compradores" e a Kombi acabou voltando à Prefeitura de Tuparetama após ter sido furtada em Recife, depois de 10 anos nas mãos de compradores particulares. (CLIQUE AQUI PARA LER TODA A HISTÓRIA DA VENDA E RESGATE DA KOMBI). 

O ex-gestor Sávio Torres desperdiçou uma boa oportunidade de esclarecer à população o caso da Kombi num programa extra e urgente que seus aliados improvisaram na RádioTupã na última quarta-feira. Bastaria apenas responder claramente e simplesmente as questões levantadas sobre a venda da Kombi: Como a Kombi foi vendida, se não teve lance no primeiro leilão e o segundo leilão foi cancelado? Mas, se a Kombi foi “comprada” (como de fato foi) que processo legal foi utilizado para sua venda? Quem autorizou a “venda” da Kombi? Quem entregou a Kombi? Quanto foi pago pela Kombi? Em qual conta foi depositado o dinheiro da compra da Kombi? Se a Kombi foi “vendida” legalmente, por que os recibos de compra e documentos não haviam sido entregues aos compradores até o momento?

Em vez de respostas, (e assim "sair bem na fita ) a "tropa de choque" de Sávio Torres abusou da velha tática de bater nos adversários, desmerecer a equipe de trabalho do gestor Dêva Pessoa, posar de vítima e chamar de "baixaria" tudo aquilo que lhes parece crítica ou notícia desagradável. 

Na reunião desta segunda-feira que criou a CPI da Kombi, os dois vereadores aliados do ex-gestor Sávio Torres, Tanta e Idelbrando se retiraram do plenário da Câmara para não participar da votação do requerimento. Os vereadores Diogenes Patriota e Arlã Markson não compareceram à sessão. 




A comissão é composta de 3 membros titulares, não podem fazer parte nenhum membro da Mesa Diretora. Já foram indicados os Vereadores Joel Gomes e Hidalberto Lima, restando a indicação de um nome da oposição. O secretário da Mesa Diretora, Danilo Augusto, nos informou que a Comissão deverá convocar todos os envolvidos no assunto relativo à venda da Kombi desde o ex gestor até os diversos compradores. A Comissão terá um prazo de 60 dias para apresentar o seu relatório final.
FONTE:http://www.tarcioviuassim.com/